O que é uma luz de fundo em uma TV de LED?

2023-11-14

Introdução

O que é uma TV de LED? E o que é uma luz de fundo em uma TV de LED? Essas são duas das perguntas mais comuns que nossos clientes nos fazem. Neste artigo, explicaremos como a luz de fundo funciona e como ela ajuda a melhorar sua experiência de visualização. Também discutiremos alguns dos benefícios de ter uma TV de LED com luz de fundo.

O que é uma TV de LED?

As TVs de LED são um tipo de tela plana que usa luz de fundo de LED em vez de CCFLs (lâmpadas fluorescentes de cátodo frio).

A tecnologia LED permite uma televisão mais fina e uma melhor reprodução de cores. Os LEDs têm uma vida útil mais longa do que outros tipos de luz de fundo, o que significa que você terá mais anos de vida útil da sua TV antes de precisar substituí-la. A maior diferença entre as TVs de LED e outros tipos de telas planas é que elas são mais eficientes em termos de energia. Isso pode fazer com que você economize dinheiro em sua conta de luz ao longo do tempo.

O que é uma luz de fundo em uma TV de LED?

A luz de fundo é a luz que permite que uma tela LCD crie uma imagem. Nas TVs mais antigas, isso era feito por uma luz fluorescente (CCFL) atrás da tela. Nas TVs de LED mais recentes, são usados LEDs em vez de CCFLs para a luz de fundo.

De fato, a luz de fundo é um dos recursos mais importantes a serem considerados na compra de uma nova TV. A luz de fundo permite que você veja o que está na tela de forma clara e precisa.

Como funciona a TV de LED?

Uma luz de fundo, que é parcialmente composta por duas camadas de material polarizador com uma solução de cristal líquido entre elas, é usada para iluminar a imagem em uma TV de LED. Quando uma corrente elétrica passa pela solução líquida, ela faz com que os cristais se alinhem para que a luz seja transmitida. Em última análise, é assim que sua imagem aparece na tela: Essa tecnologia pode ser comparada a uma persiana de janela, que permite que a luz passe ou seja bloqueada ao ser fechada ou aberta.

Edge Lit, Full Array e Direct Lit são as três principais configurações de luz de fundo de LED, e a configuração de iluminação da sua TV tem uma influência direta no que você vê na tela.

• As TVs Edge-Lit, como você deve ter adivinhado, utilizam luzes na parte externa da tela.
  • As TVs Full Array têm várias zonas em toda a tela.
  • As TVs Direct-Lit, como as TVs Full Array, têm LEDs colocados em toda a parte traseira da televisão (mas em menor quantidade).

Experimente imagens cinematográficas em HD, UHD e 4K com a TV QLED DA TCL da TCL. Tenha uma experiência rica e realista que imita o brilho e a cor da vida real, em todas as cenas.

Benefícios de uma TV de LED com luz de fundo

• Longa vida útil e ecologicamente correta: como as TVs LED usam LEDs como fonte de luz de fundo, elas têm uma vida útil muito mais longa do que as TVs LCD tradicionais.
  • Excelente uniformidade de brilho: Em termos simples, a estrutura subjacente e o posicionamento da luz de fundo permitem que ela espalhe a luz de forma mais uniforme pela tela, resultando em visibilidade de alta definição. Isso significa que não importa onde você esteja sentado em relação à tela (ou mesmo se estiver fora do eixo), os pontos escuros não serão visíveis - e nem os pontos claros, se forem muito brilhantes para a sua visão.
  • Ajustes flexíveis da frequência luminosa: A tecnologia de luz de fundo de LED é significativamente mais avançada do que as lâmpadas CCFL convencionais, pois elimina totalmente a cintilação da luz na tela. Uma frequência luminosa ajustável garante melhor qualidade de imagem, assegurando que cada pixel exiba as cores corretas de acordo com a finalidade pretendida (que pode variar de cena para cena). Isso também ajuda a reduzir a fadiga ocular, evitando a superexposição durante longas sessões de visualização, sem sacrificar os níveis de brilho durante cenas mais brilhantes, quando mais luz seria necessária.
  • Utiliza fonte de alimentação de baixa tensão: Como os LEDs exigem menos energia do que as lâmpadas tradicionais ou as lâmpadas fluorescentes usadas em TVs mais antigas, isso os torna candidatos ideais para alimentar pequenos dispositivos eletrônicos, como computadores ou telefones celulares.
  • Controle fácil e características de cores de exibição usando uma variedade de matizes, incluindo azul, vermelho e verde.

Experimente o poder da tecnologia de ponta da TCL com suas TVs Mini LED. Você pode experimentar uma imagem impressionante que o coloca no centro da ação.

Como escolher a TV LED certa com luz de fundo

Ao comprar uma TV de LED com luz de fundo, é importante considerar o tamanho da sua TV e como você planeja usá-la.

Você também deve verificar se a relação de contraste funciona bem, pois isso afetará a qualidade da imagem ao assistir a filmes ou jogar em ambientes com pouca luz.

Se quiser assistir a esportes em alta definição, procure TVs com alta resolução e baixo atraso de entrada (ou nenhum atraso de entrada). Esses recursos garantem que os detalhes sejam os mais precisos possíveis e permitem que os jogadores na tela se movimentem suavemente sem nenhum atraso perceptível entre seus movimentos e o que aparece na tela.

O preço é outro fator a ser considerado ao comprar uma TV de LED com tecnologia de luz de fundo. Nem todas as marcas oferecem a mesma relação custo-benefício em toda a linha de produtos, portanto, certifique-se de que a faixa de orçamento adequada à sua não sacrifique a qualidade técnica ou estética!

Conclusão

Esperamos que este artigo tenha ajudado a esclarecer algumas das dúvidas que você possa ter sobre TVs de LED com iluminação de fundo. Como você pode ver, a luz de fundo tem vários benefícios, inclusive melhor qualidade de imagem e eficiência energética. Se essas também são considerações importantes para você, recomendamos que considere a compra de uma TV de LED com esse recurso!

Conecte-se conosco no FacebookInstagramTwitter & YouTube para as últimas atualizações em nossos produtos e eventos TCL.